REVISÃO! Lista de Exercícios - 02/04/2015

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

REVISÃO! Lista de Exercícios - 02/04/2015

Mensagem por Pedro H. C. Schimmelpfeng em Seg Mar 30, 2015 3:53 pm

Prezad@s,

Uma listinha bem legal de revisão do conteúdo que trabalhamos durante o mês de março!!

Um abraço,

Pedro.

Lista de Exercícios - Frente 4 - 01/2015
Conteúdos previstos:
- Reino Protista;
- Reino Fungi;
- Introdução à Taxonomia;
Questão 01
(PUC-SP) Foram feitas três afirmações a respeito dos liquens:
I. são organismos pioneiros em um processo de sucessão ecológica;
II. os dois tipos de organismos que constituem um líquen são capazes de produzir glicose e oxigênio utilizando gás carbônico, água e energia luminosa.
III. os organismos que constituem um líquen apresentam uma relação mutualística.
Assinale:
a) se apenas uma das afirmações estiver correta.
b) se apenas as afirmações I e II estiverem corretas.
c) se apenas as afirmações I e III estiverem corretas.
d) se apenas as afirmações II e III estiverem corretas. gabarito
e) se as afirmações I, II e III estiverem corretas.
Questão 02
(PUC-MG) Um grupo de organismos apresenta as seguintes características entre seus representantes:
# secretam enzimas digestivas que degradam grandes moléculas de alimento do ambiente, depois absorvem os produtos de degradação;
# muitos são sapróbios, absorvendo nutrientes da matéria morta;
# outros são parasitas absorvendo nutrientes de hospedeiros vivos;
# e outros ainda podem manter relações mutualísticas ou simbiônticas com outros organismos. Assinale o grupo que apresenta às características mencionadas.
a) Algas. b) Fungos. c) Briófitas. d) Protistas.


Questão 03
(PUC-SP) O filo Protozoa é subdividido em quatro classes: Sarcodínea, Mastigophora, Sporozoa e Ciliophora. A característica considerada para tal classificação é:
a) o modo de reprodução
b) a presença ou ausência de carioteca
c) a composição química do pigmento fotossintetizante
d) a estrutura de locomoção
e) a composição química do citoplasma
Questão 04
(UDESC SC/2011) Analise as proposições a respeito dos organismos do Reino Protista.
I. Os protozoários são eucariontes unicelulares heterótrofos.
II. A organela de locomoção dos protozoários é apenas do tipo flagelo.
III. O Trypanosoma cruzi é o protozoário flagelado causador da doença de Chagas.
IV. As diatomáceas são algas do grupo das crisófitas; têm parede celular rígida por causa da presença de celulose.
V. Nos protistas predomina a reprodução assexuada por cissiparidade, que se inicia com a divisão do núcleo e depois em divisão do citoplasma.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
d) Somente a afirmativa III é verdadeira.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Questão 05
Assinale a alternativa incorreta, com relação aos protistas:
a) todos os protistas são aeróbios e vivem em meio rico de oxigênio livre;
b) a reprodução dos protistas pode ser assexuada ou sexuada;
c) nem todos os protistas são microscópicos;
d) todos os protistas possuem uma membrana, mais ou menos delgada, que os envolve;
e) nem todos os protistas têm um só núcleo.
Questão 06
(UNISA) A definição "abertura permanente da membrana, permitindo a ingestão de partículas alimentares" aplica-se a:
a) citopígeo
b) citofaringe
c) citoprocto
d) citóstoma
e) peristoma
Questão 07
(PUC-RIO 2008) Assinale a opção que NÃO apresenta uma característica dos seres pertencentes ao Reino Fungi.
a) São autotróficos e realizam fotossíntese.
b) Produzem antibióticos.
c) São capazes de realizar fermentação.
d) Realizam decomposição de matéria orgânica.
e) Suas células não possuem cloroplastos.
Questão 08
(UFPE) Assinale a opção que apresenta uma característica AUSENTE no Reino Fungi:
a) Reprodução assexuada
b) Respiração anaeróbia
c) Célula procariótica
d) Nutrição heterotrófica
e) Relação mutualística
Questão 09
(UFPE) Assinale a opção que apresenta uma característica AUSENTE no Reino Fungi:
a) Reprodução assexuada
b) Respiração anaeróbia
c) Célula procariótica
d) Nutrição heterotrófica
e) Relação mutualística
Questão 10
FGV - O sistema de classificação taxionômica ainda hoje utilizado foi elaborado por Carl von Linné 101 anos antes de Charles Darwin publicar A Origem das Espécies. Para Lineu, a invariabilidade das espécies é a condição da ordem na natureza. Para Darwin, nossas classificações deveriam se tornar, até onde for possível adequá-las, genealogias. Já no início do atual século, o pesquisador norte-americano Kevin de Queiroz propôs que adotássemos um novo código de classificação, no qual se perderiam as categorias taxionômicas mais amplas do sistema lineano (praticamente do gênero para cima) e que fosse norteado pelas relações de proximidade evolutiva entre os seres vivos.
A partir do texto, pode-se dizer que:
a) o sistema lineano de classificação não permite visualizar as relações de ancestralidade e descendência entre os seres vivos.
b) mesmo após a publicação do livro de Darwin, o sistema lineano foi mantido por esclarecer acerca das relações evolutivas entre as espécies.
c) para Darwin, a classificação taxionômica deveria ser readequada para que refletisse o grau de semelhança morfológica entre as espécies.
d) para o pesquisador Kevin de Queiroz, as espécies não têm importância quando da construção de um sistema de classificação taxionômica.
e) Lineu antecipou, em 101 anos, os conceitos evolutivos posteriormente postulados por Darwin, conceitos estes atualmente questionados por Kevin de Queiroz. Questão 11
Carl von Linné (1707-1778), denominado Lineu, em Português, através de sua obra "Systema Naturae", propôs uma forma de denominar os seres vivos por intermédio do que chamou de "unidade básica de classificação" ou ESPÉCIE. Como exemplo, a ave conhecida popularmente como quero-quero é classificada, segundo o modelo de Lineu, como 'Vanellus chilensis'.
De acordo com esses conceitos, analise as afirmativas a seguir.
I. O nome específico de um organismo é sempre composto de duas palavras: a primeira designa o gênero e a segunda, a espécie.
II. O nome específico do quero-quero é 'chilensis' e o nome genérico é 'Vanellus'.
III. O nome específico do quero-quero é binominal, e 'Vanellus' é seu epíteto específico.
IV. O nome específico do quero-quero é binominal, e Chilensis, assim escrito, é seu epíteto específico.
V. A espécie 'Vanellus chilensis' inclui o gênero seguido de seu epíteto específico: 'chilensis'.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) II e III.
b) IV e V.
c) II e IV.
d) I e III.
e) II e V.
Questão 12
Considere os quatro táxons a seguir relacionados.
1. 'Bufo dorbignyi'
2. 'Lystrophis dorbignyi'
3. 'Didelphis albiventris'
4. 'Didelphis marsupialis'
Em relação a eles, é correto afirmar que
a) todos pertencem à mesma espécie.
b) há, entre os quatro táxons, apenas duas espécies diferentes.
c) os táxons 1 e 2 são de gêneros diferentes, mas da mesma espécie.
d) os táxons 3 e 4 são de espécies diferentes, mas do mesmo gênero.
e) os táxons 1 e 2 são da mesma subespécie. Questão 13
Em 1735, o botânico sueco Lineu publicou o trabalho Systema naturae, no qual propôs a classificação dos seres vivos em grupos, hoje chamados táxons, que constituem uma hierarquia. As categorias taxonômicas por ele propostas ainda são mantidas até os dias atuais, com algumas poucas modificações. Sobre seu trabalho e a taxonomia atual assinale o que for correto.
01) A sequência correta para as categorias taxonômicas atualmente é: reino – classe – filo – ordem – gênero – família – espécie.
02) O critério básico da classificação de Lineu, quando ainda não havia surgido a teoria da evolução biológica, era a semelhança anatômica entre os organismos, pois as espécies eram consideradas tipos padrões e imutáveis, conceito este chamado de fixismo.
04) Em vez de serem "tipo" imutáveis, caracterizados apenas pela anatomia, as espécies são hoje classificadas segundo critérios fisiológicos, embriológicos, bioquímicos, genéticos e ecológicos, que podem revelar mais corretamente seus parentescos naturais e evolutivos.
08) Atualmente foram acrescentados mais dois táxons às categorias taxonômicas propostas por Lineu: o filo e a família.
16) Nesse sistema de classificação havia dois grandes grupos: reino vegetal e reino animal. Dentro de cada reino eram reunidas várias classes; numa classe, várias ordens; numa ordem, vários gêneros e num gênero, várias espécies. Questão 14
Os cinco cladogramas das alternativas ilustram relações filogenéticas entre os táxons hipotéticos 1, 2, 3, 4 e 5. Quatro desses cladogramas apresentam uma mesma hipótese filogenética. Assinale a alternativa que contém o cladograma que apresenta hipótese filogenética diferente das demais.

Questão ENEM - Em muitos casos os fenômenos observados na natureza envolvem mais de uma espécie, criando relações entre elas que podem ser harmônicas ou desarmônicas. Protozoários e fungos possuem vários exemplos de relações como as descritas acima que podem ser interpretadas pelo ser humano e nos trazer informações pertinentes, como:
a) a maré vermelha, causada por algas dinoflageladas capazes de liberar substâncias benéficas à vida aquática, promovendo o aumento da produtividade na pesca e manutenção de recursos ambientais.
b) liquens utilizados como bioindicadores para a qualidade do ar de uma região, considerando a sensibilidade dos mesmos às alterações causadas pela poluição.
c) o encontro de qualquer espécie de alga em uma amostra de água, indicando que a mesma é imprópria para consumo humano.
d) fungos saprófitos que impedem o retorno dos nutrientes provenientes da decomposição ao solo, prejudicando a ciclagem da matéria orgânica;
e) protozoários heterotróficos encontrados na água e alimentos que consumimos que ajudam a constituir nossa microbiota intestinal e auxiliam no combate a organismos prejudiciais.

Pedro H. C. Schimmelpfeng
Admin

Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/03/2015
Idade : 29

Ver perfil do usuário http://vestibularcidadao.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum